OCUPAÇÃO CIENTÍFICA DE

JOVENS NO VERÃO 2001

Acção

Construir Robots Móveis para o Robótica2002

Responsável: Prof. Pedro M. U. A. Lima

9-20 de Julho de 2001

Formadores:
  • Pedro Lima (Professor no Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores do IST, investigador no Instituto de Sistemas e Robótica)
  • Carlos Marques (Mestre em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pelo IST)
  • Paulo Alvito (Engenheiro Electrotécnico e de Computadores pelo IST, Professor no Instituto Politécnico de Setúbal, aluno de Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores do IST)

Programa:

  • Aulas Teóricas
  1. Perspectiva histórica sobre a evolução da Robótica.
  2. Manipuladores e Robots Móveis.
  3. Estrturas Cinemáticas.
  4. Noções Básicas de Navegação e Planeamento de Movimento.
  5. A Robótica em Portugal: viagem ilustrada por diversos vídeos.
  6. Problemas fundamentais na construção de robots
  7. Estrutura Mecânica: Construção da Plataforma. Factores a ter em conta: materiais, forma.
  8. Motores: Motores Corrente Contínua (DC) e Motores Passo-a-Passo. Aplicação de Sinal ao Motor DC. Ponte H. Sinal PWM. Ajuste de Velocidade e Binário. Servo-Motores. Rodas.
  9. Sensores: Sensores Digitais. Botões e micro-interruptores. Sensores Analógicos Resistivos. Potenciómetros. Foto-resistências. Sensores Analógicos Transistivos. Sensor de Infra-Vermelhos.
  10. Controlador
  11. Introdução aos Microcontroladores
  12. Registos, RAM e ROM
  13. Instruções do Microcontrolador
  14. Configuração das entradas e saídas
  15. Configuração do conversor A/D
  16. Configuração do PWM.
  17. Interrupções
  18. Tabelas 
  19. Programa de Controlo do Robot
  • Aulas Práticas
Construção de um robot seguidor de pista óptica através de sensores de infravermelhos, usando servomotores e um controlador PIC.
 

 

Opinião dos Alunos

"Gostei bastante da acção. Acho que o nível de dificuldade estava adequado `as nossas capacidades. A duração e o horário eram bons. Estive sempre motivada."

"A duração foi curta e o trabalho intenso. Talvez se pudesse prolongar mais uma semana ou duas com horário reduzido."

"A acção serviu para afastar alguns falsos mitos acerca do curso de Electrotecnia e do IST."

"Certos conteúdos programáticos (a programação) necessários para construir o robot não se adequaram `a formação previamente adquirida pelos alunos."

"Estas duas semanas no IST despertaram em mim o interesse por algo que nunca tinha tido oportunidade de acompanhar a este nível."

"Depois deste curso penso ir para Eng. Electrotécnica."

"As aulas práticas deveriam ser realizadas numa oficina, de preferência com luz natural."

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