Formadores:
-
Pedro Lima (Professor no Departamento
de Engenharia Electrotécnica e de Computadores do IST, investigador
no Instituto de Sistemas e Robótica)
-
Carlos Marques (Mestre
em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pelo IST)
-
Paulo Alvito (Engenheiro Electrotécnico
e de Computadores pelo IST, Professor no Instituto Politécnico de
Setúbal, aluno de Mestrado em Engenharia Electrotécnica e
de Computadores do IST)
Programa:
-
Perspectiva histórica sobre a evolução da Robótica.
-
Manipuladores e Robots Móveis.
-
Estrturas Cinemáticas.
-
Noções Básicas de Navegação e Planeamento
de Movimento.
-
A Robótica em Portugal: viagem ilustrada por diversos vídeos.
-
Problemas fundamentais na construção de robots
-
Estrutura Mecânica: Construção da Plataforma. Factores
a ter em conta: materiais, forma.
-
Motores: Motores Corrente Contínua (DC) e Motores Passo-a-Passo.
Aplicação de Sinal ao Motor DC. Ponte H. Sinal PWM. Ajuste
de Velocidade e Binário. Servo-Motores. Rodas.
-
Sensores: Sensores Digitais. Botões e micro-interruptores. Sensores
Analógicos Resistivos. Potenciómetros. Foto-resistências.
Sensores Analógicos Transistivos. Sensor de Infra-Vermelhos.
-
Controlador
-
Introdução aos Microcontroladores
-
Registos, RAM e ROM
-
Instruções do Microcontrolador
-
Configuração das entradas e saídas
-
Configuração do conversor A/D
-
Configuração do PWM.
-
Interrupções
-
Tabelas
-
Programa de Controlo do Robot
Construção de um robot seguidor de pista óptica através
de sensores de infravermelhos, usando servomotores e um controlador PIC.
Opinião dos Alunos
"Gostei bastante da acção. Acho que o nível de dificuldade
estava adequado `as nossas capacidades. A duração e o horário
eram bons. Estive sempre motivada."
"A duração foi curta e o trabalho intenso. Talvez se pudesse prolongar
mais uma semana ou duas com horário reduzido."
"A acção serviu para afastar alguns falsos mitos acerca do
curso de Electrotecnia e do IST."
"Certos conteúdos programáticos (a programação)
necessários para
construir o robot não se adequaram `a formação previamente
adquirida pelos alunos."
"Estas duas semanas no IST despertaram em mim o interesse por algo que nunca
tinha tido oportunidade de acompanhar a este nível."
"Depois deste curso penso ir para Eng. Electrotécnica."
"As aulas práticas deveriam ser realizadas numa oficina, de preferência com luz natural."
|